A pandemia coronavírus trouxe circunstâncias imprevistas em vários aspetos da sociedade. Entre outras, também as empresas tiveram que se adaptar ao novo normal. Para fazer a sua parte na redução do crescente número de casos confirmados, as empresas têm recorrido a estratégias de trabalho remoto.

Embora já se passaram meses desde que estabelecimentos em todo o mundo se tornaram remotos, algumas empresas continuam na luta para construir a cultura remota da equipa. Mudar para o trabalho remoto significa mudar igualmente a cultura da empresa e sem um espaço de trabalho físico, as vantagens habituais do escritório e os eventos sociais e excursões programados, as empresas precisam encontrar outros métodos para nutrir a sua força de trabalho.

Ao compreender esses desafios, respondemos às principais perguntas que as empresas têm agora em suas mentes: como unificar uma equipe remota. Compilamos algumas dicas que podem ajudá-lo com essa situação e garantir que você faz uma transição suave das operações do seu escritório para o seu novo trabalho a partir do esquema doméstico.

  1. Utilize a ajuda de um software de trabalho remoto confiável

Temos certeza que você já tem um monte de ideias para a cultura remota da empresa na sua cabeça. Você quer produtividade e quer que sua equipe desenvolva constantemente fortes habilidades de comunicação e colaboração, mantendo o profissionalismo.

Embora isso possa ser difícil de realizar especialmente durante uma crise global, você pode aliviar a carga adquirindo um software de trabalho remoto adequado às necessidades da sua empresa. Se o seu objetivo for uma colaboração aprimorada, adquira uma plataforma que garanta canais de comunicação suaves entre sua equipe. Se você está preocupado com prazos e produtividade, certifique-se de comprar um sistema como um software de monitorização de funcionários focado em monitorar tarefas e rastrear a eficiência da equipa.

  1. Considere adquirir um software de suporte remoto

Embora existam muitos sistemas de trabalho remoto disponíveis no mercado, recomendamos a aquisição de uma plataforma focada em suporte remoto.

Porquê? Bem, com um software de suporte remoto, você pode optar por exibir vários monitores remotos em uma tela ou visualizar todos os monitores conectados em uma determinada janela à medida que você assume uma área de trabalho remota.

Uma vez que a conexão tenha sido protegida, você pode facilmente ir entre monitores remotos e arrastar e soltar documentos pertinentes de um desktop para outro. A segurança também não será um problema, já que a maioria das plataformas de suporte remoto está equipada com fortes medidas de segurança remota, como a criptografia AES-256. É rápido e fácil de usar, e geralmente não requer configuração e instalação, tornando-se a solução perfeita para manter a cultura enquanto trabalha remotamente, especialmente se sua organização está focada em aumentar a eficiência e a colaboração conveniente.

O software de suporte remoto é apenas um dos sistemas que você pode usar para suas ideias de cultura de trabalho remoto.

  1. Conheça empresas que adotaram com sucesso práticas de trabalho remoto

Embora a experiência seja o melhor professor, nunca é errado olhar para exemplos de estratégias de trabalho remoto efetivamente implementadas de empresas que têm uma força de trabalho remota robusta.

Leia sobre as táticas e soluções aplicadas por seus profissionais de TI e técnicos, e não deixe de olhar para empresas que prosperam no setor em que você está. Se você ver semelhanças com suas operações, o melhor é aprender com elas e incorporar as suas ideias de cultura remota da empresa. Se você os vê a usar qualquer produto, como suporte remoto e serviços de colaboração para simplificar suas operações de trabalho remoto e melhorar sua colaboração, então considere usá-los também.

  1. Resolva rapidamente problemas técnicos

Se você está a ajudar um cliente, você deve ser capaz de corrigir rapidamente qualquer problema que você encontra enquanto a sua equipa está a trabalhar remotamente. Dificuldades técnicas podem causar grandes atrasos em suas operações, o que pode custar a si os seus clientes e o seu lucro.

Internamente, os seus trabalhadores remotos podem acabar frustrados e torna-se improdutivos. Esses sentimentos negativos podem causar baixa na moral entre os membros da sua equipa, o que é algo que você deve definitivamente evitar ao executar suas ideias de cultura de trabalho remoto.

A Deloitte afirma que questões técnicas que seus trabalhadores podem encontrar podem impedi-los de realizar suas tarefas, entrar em soluções particulares ou aproveitar todas as capacidades de reuniões digitais, workshops e ferramentas de laboratório.

É por isso que sua empresa deve estar equipada com as soluções apropriadas que podem oferecer recursos para resolver problemas técnicos dentro de sua equipa e com seus clientes também.

Vamos voltar a incorporar um software de suporte remoto para o seu trabalho a partir do home scheme. Com uma plataforma como esta, você tem a capacidade de se conectar rapidamente com desktops e outros dispositivos em um local remoto. Você pode facilmente identificar o que há de errado com esses aparelhos e solucioná-los sem ter que se deslocar para um determinado local ou ditar direções a partir do telefone. Isso economiza tempo e esforço, e como no caso desta pandemia global, ele o impede de contrair o vírus.

Tudo o que você precisa fazer é abrir seu software de suporte remoto e abrir uma sessão. Normalmente, seu sistema fornecerá um código que você pode copiar para o canal de comunicação que os seus funcionários preferem. O trabalhador do outro lado da área de trabalho só precisa abrir o site do seu software de suporte remoto, plataforma, chat ao vivo ou seu link compartilhado, participar da sessão e baixar o software. Antes que você perceba, você já está ligado à área de trabalho deles.

A partir daí, você pode resolver rapidamente qualquer problema que seja necessário.

  1. Não se esqueça de ser profissional, mas deixe espaço para se divertir.

Embora seja importante manter uma ética de trabalho profissional e focar principalmente na produtividade, construir a cultura remota da equipa não se trata apenas de produzir qualidade de produção. É também sobre promover diversão dentro de sua equipa.

Manter a cultura remota da equipe a longo prazo requer ideias maiores de cultura de trabalho remoto, como criar maneiras de os funcionários se conectarem uns com os outros regularmente. Por exemplo, você pode levar alguns minutos durante as reuniões para se encontrar em contato através de chamadas de vídeo. Você também pode perguntar o que seus funcionários têm feito ou no que eles estão trabalhando atualmente. Você também pode trabalhar com sua tecnologia atual e ferramentas para tornar o trabalho mais dinâmico e agradável.

Polvilhar um pouco de diversão, organizar eventos virtuais e fornecer incentivos surpresa pode contribuir muito para suas táticas remotas de cultura de equipa, especialmente quando você está considerando essas práticas de trabalho remotas para o longo período de suas operações.

Esperamos que este guia tenha lhe dado ideias remotas de cultura da empresa que podem ajudar a nutrir sua equipe durante esses tempos difíceis.