Nos últimos anos, verificou-se uma mudança significativa nos comportamentos dos consumidores, muito impulsionada pelos desafios vividos durante a pandemia. De acordo com um estudo do Banco Central Europeu (BCE), em Portugal, os pagamentos em notas e moedas têm vindo a diminuir. Em 2019, cerca de 81% dos pagamentos foram feitos em numerário, enquanto em 2022, este número baixou para 64%. As compras online ganharam maior presença nos hábitos dos consumidores e também se constatou um aumento no recurso a meios de pagamentos online no comércio presencial. Estes métodos são utilizados não só para evitar o manuseamento de dinheiro físico, mas também como resposta à adoção de novas tecnologias e métodos mais práticos.
Os empresários estão igualmente a adotar novas formas de receber pagamentos, visando maior segurança para os seus colaboradores e uma melhor gestão e controlo dos valores recebidos, otimizando assim os fluxos de caixa. A gestão de pagamentos integrada surge como uma solução eficiente para responder a estas necessidades.
Vantagens da Gestão de Pagamentos Integrada
Flexibilidade através de diversos métodos de pagamento
As empresas têm ao seu dispor uma grande variedade de métodos de pagamento, alternativos aos tradicionais. Estes podem ser disponibilizados aos clientes através de uma experiência online, seja com uma fatura eletrónica, digital ou em papel. Entre os métodos mais comuns estão: cartões de débito e crédito, Google Pay, Apple Pay, PayPal, débitos diretos, referências multibanco, MbWay, entre outros.
Maior rapidez e facilidade nos recebimentos
A possibilidade de pagar uma fatura através de um telemóvel ou de um link num ecrã de computador oferece ao cliente a escolha do método mais adequado à sua situação. Consequentemente, ter disponíveis diversas opções de pagamento facilita a vida aos clientes e agiliza o processo de recebimento por parte das empresas, encurtando o tempo entre a emissão da fatura e o seu pagamento.
Reconciliação automática de faturas e recibos
Num processo manual, as faturas são emitidas e enviadas aos clientes por email, correio ou em mãos. Assim que os pagamentos são recebidos, é necessário verificar os recebimentos e reconciliar manualmente as faturas com os recibos. Com uma solução de gestão de pagamentos integrada com a solução de faturação, todos estes procedimentos são automatizados, desde o envio da fatura à emissão de recibos e notificações automáticas de pagamento.
Poupança de tempo
O tempo despendido no controlo das faturas pendentes, prazos de vencimento e cobrança de valores em dívida é substituído por processos automatizados. Estes automatizam a emissão de faturas, disponibilizam diversos meios online para pagamento imediato e emitem recibos automaticamente, reconciliando-os com os documentos pendentes.
Aumento da liquidez do negócio
Ao oferecer diferentes meios de pagamento, os clientes podem escolher o método mais conveniente. Com mais opções, os clientes efetuam os pagamentos mais rapidamente, impactando positivamente a liquidez imediata do negócio.
Maior controlo financeiro
Os automatismos na gestão de valores pendentes e na reconciliação de documentos contribuem significativamente para o controlo das finanças da empresa, fornecendo informação atualizada dos valores pendentes e recebidos diariamente.
Aumento da produtividade
Os processos manuais estão associados a ineficiências e erros humanos, além de serem consumidores de tempo. O recurso a procedimentos automatizados simplifica os processos, reduz a intervenção humana e liberta tempo para tarefas de análise e maior valor, culminando em maior produtividade.
Conclusão
A subscrição de diversos meios de pagamento e a sua disponibilização online proporcionam uma experiência positiva aos clientes e beneficiam as empresas pela automatização e informatização de tarefas e processos. Resulta num controlo financeiro mais eficaz e numa produtividade aumentada, permitindo que os colaboradores se concentrem em tarefas de maior valor. A gestão de pagamentos integrada é, sem dúvida, uma solução imprescindível para a eficiência e competitividade das empresas modernas.
Para mais informações sobre gestão de pagamentos integrada, consulte os seguintes recursos:
Descobre outros artigos de interesse no nosso blog: Blog – ImparPower